R. Itaipu, 475 - São Paulo - SP
(11) 5581-1019

Publicações

Boas Práticas nos Centros de Pesquisas

A importância da obra reflete-se no fato de que o Centro de Pesquisa é um dos atores essenciais na condução de uma boa pesquisa clínica…

Carta para Senadora Ana Amélia Lemos

Reavaliação dos processos para a condução de pesquisa clínica relacionadas a ANVISA e ao Sistema CEP/CONEP

CONEP admite caos organizacional

EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)

A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) integra um conjunto de ações empreendidas pelo Governo Federal no sentido de recuperar os hospitais vinculados às universidades federais.

Elaboração de Dossiês para CEP, CONEP e ANVISA

Este Guia foi elaborado para atender a demanda dos profissionais que desejam conduzir, no Brasil, estudos que envolvam seres humanos…

 

Gestão de um Centro de Pesquisa como fator de Sucesso

A utilização de certos processos pode levar algum tempo desde a sua criação até sua popularização. A condução de estudos clínicos no Brasil segue esta premissa e, nos últimos anos, pudemos perceber um aumento no número de profissionais interessados em ingressar no setor…

Guia Prático para Coordenadores de Estudos Clínicos

Manual sobre Pesquisa Clínica voltado para o paciente

Um dos objetivos da SBPPC é informar o público em geral sobre o que é, e quais são os objetivos de uma pesquisa clínica.

Medical Science Liaison: Um mercado competitivo em crescimento

Novo programa vai estimular pesquisas clínicas para o SUS

Fomentar pesquisas clínicas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais universitários federais é o objetivo do Programa EBSERH de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS (EPECSUS), lançado nesta quarta-feira, 12 de agosto em Brasília.

Os planos de incentivo para a inovação tecnológica

Sem educação, pesquisa e inovação um país não consegue competir. É nessa linha de raciocínio que o governo tem estimulado estudantes, pesquisadores e empresários a empreender e trocar experiências com os mais diferentes países, como se tem visto com programas como o Ciência sem Fronteira, idealizado pelo MCTI e MEC, e planos de investimento em inovação, como o Inova Empresa, da FINEP, e seus vários instrumentos, tais como o Inova Brasil e Inova Saúde.

Pesquisa Clínica – Fluxos Regulatórios no Brasil

Nos últimos anos temos publicado alguns livros sobre o tema Pesquisa Clínica. Esta é uma necessidade, pois parte significativa de nossas atividades está focada na área da educação e sabemos que é importante manter alguns materiais para consulta, não apenas para os nossos alunos, mas também para os demais profissionais que atuam no setor.

Pesquisa Clínica no Brasil

O tema é da maior utilidade, envolvendo o interesse não apenas dos médicos, mas também de outros profissionais das atividades de saúde. É altamente elogiável a dedicação e principalmente a proficiência das autoras ao tratarem, em vários capítulos, dos mais diversos tópicos da pesquisa clínica.

Resolução 196 versus proposta de revisão

Será que a estratégia do Ministério da Saúde, ou da CONEP, é usar-se dos truques que nossa mente nos impõe? Em se tratando da atual proposta de revisão da Resolução 196/96 está parecendo que sim.

Resolução 196/96 CNS/MS. Entre o discurso e a ação

As coisas boas não devem ser mudadas. Precisam, isto sim, ser melhoradas! A Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS) foi e é, reconhecidamente, algo de bom que aconteceu na esfera da Pesquisa Clínica. Fruto do trabalho de mais de um ano de um grupo multi e interdisciplinar substituiu a Resolução CNS/MS 01/1988 que, já nesta data, visava regulamentar a Pesquisa Clínica no Brasil.

Técnicos do Ministério da Saúde querem derrubar o Ministro?

O que leva o governo a desenvolver um projeto por mais de quatro anos e publicá-lo, sabendo que ele possui tantas e tão importantes falhas? O que devemos pensar sobre as políticas públicas, seus gastos e formas de planejamento, quando nos deparamos com situações como a que estamos vivenciando? Por que razão a Plataforma Brasil – planejada inicialmente para possuir vários Módulos – é lançada quando esses Módulos não estão prontos?

Share This