Rua Caramuru, 417 conjunto 115 – São Paulo/SP
(11) 5581-1019

CEUA - Comissão de Ética na Utilização de Animais

Apresentação CEUA/Invitare

O Brasil publicou a Lei no 11.794 de 8 de outubro 2008, conhecida como “Lei Arouca”, e desde então passou a ser obrigatória a análise ética dos estudos envolvendo animais.

Entre nossos colaboradores, temos profissionais que participaram de Grupos de Trabalho (GTs) no Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e também no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em discussões sobre as Boas Práticas Clínicas Veterinárias e ainda sobre o “Guia Brasileiro de Criação e Utilização de Animais para Atividades de Ensino e Pesquisa Científica”. Por essas razões, entendemos ser indispensável a criação de uma CEUA para acompanhar os estudos envolvendo animais.

A CEUA/Invitare é um órgão de caráter consultivo, deliberativo, independente, vinculado administrativamente à Invitare, e, responsável pela aprovação e acompanhamento das atividades de pesquisa que envolvam animais, pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata, exceto humanos, desenvolvidas, coordenadas ou monitoradas pela Invitare Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria.

Se você pretende conduzir um estudo envolvendo animais e quer a Invitare como sua parceira, nossa CEUA está apta para garantir um estudo ético, com o estabelecimento de uma análise focada na metodologia do projeto e na garantia de que todos os cuidados para redução no número de animais e nos procedimentos que possam causar qualquer risco serão prioridade em nossas análises.

Atribuições

A CEUA/Invitare é um órgão colegiado, constituído em respeito à Lei no 11.794 de 8 de Outubro 2008; ao Decreto 6.899 de 15 de julho de 2009; às Resoluções Normativas 001/2010, 002/2010, e 006/2012; e demais resoluções complementares emanadas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA)/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Compete à CEUA/Invitare:

  • Analisar, emitir pareceres e acompanhar os protocolos de estudos propostos pelas Instituições Contratantes e/ou Parceiras, a fim de garantir que a utilização dos animais seja realizada de acordo com o disposto na Lei no 11.794, de 2008 e demais normas aplicáveis à utilização de animais para protocolos de pesquisa.
  • Respeitar e Incentivar a adoção de todos os aspectos relacionados ao bem estar animal e aos 3Rs [Substituição (Replacement), Redução (Reduction) e Refinamento (Refinement)].
  • Garantir que enquanto CEUA responsável pela avaliação de protocolos e monitoramento de estudos, o cadastro dos pesquisadores responsáveis pela condução destas pesquisas, esteja atualizado junto ao CONCEA.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos por meio de relatórios ou outras formas de monitoria.
  • Expedir, no âmbito de suas atribuições, certificados que se fizerem necessários perante órgãos de financiamento de pesquisa, periódicos científicos ou outros.
  • Notificar imediatamente ao CONCEA e às autoridades sanitárias a ocorrência de qualquer acidente com os animais nos projetos em que for responsável como CEUA, fornecendo informações que permitam ações saneadoras.
  • Investigar acidentes ocorridos no curso das atividades de pesquisa e enviar o relatório respectivo ao CONCEA, no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data do evento.

Divulgar as novas legislações relacionadas à ética no uso de animais em pesquisas, aprovadas no país e em outras localidades, a fim de garantir o uso de número mínimo de animais e poupá-los de qualquer procedimento que cause sofrimento.

Membros
   MEMBRO TITULAR  MEMBRO SUPLENTE
Docente Mirian Ghiraldini Franco Conceição Accetturi
Biólogo Lidiane Zito Grund Greyce Lousana
Veterinário Tatiana B. Gotti Silvana Gorniak
SPA Lídia Maria de Sousa Barros Lilian Russo
Outros Thais Sodré de Lima Machado Anacleto Gapski

 

Coordenadora da CEUA/Invitare: Lidiane Zito Grund
Vice- coordenadora da CEUA/Invitare: Tatiana B. Gotti

Reuniões
Calendário das Reuniões – 2021
Maio 19/05/2021
Novembro 24/11/2021

A CEUA/Invitare poderá realizar Reuniões Extraordinárias a qualquer tempo a depender da prioridade do estudo.

Contato CEUA

CEUA/Invitare

Horário de funcionamento:
segunda a sexta-feira das 10h às 17h
(exceto feriados, pontos facultativos e recessos previstos no calendário do CEUA/Invitare)

(11) 5589-7790 
ceua@invitare.com.br

R. Itaipu, 475 – São Paulo, SP
CEP: 04052-010

Share This